Artigos

O Navio de Desembarque Doca Ceará, é o quinto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Estado do Ceará. Foi construído pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding, em Pascagoula, Mississippi. Foi transferido por empréstimo de cinco anos, com opção de compra, e incorporado em 28 de novembro de 1989. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Asclepiades José Colmerauer dos Santos.

 

No período de 6 a 9 de abril de 2015, foram realizados o transporte e embarque de 3 toneladas de alimentos não perecíveis; 6,4 toneladas de material classe V (munições); 8,2 toneladas de material Galões Fitofog; 127,5 toneladas de viaturas e peças; 0,7 toneladas de material classe X; e 25,2 toneladas de material de ajuda humanitária no navio logístico NDD (Navio Desembarque de Docas) Ceará, visando o apoio ao Contingente Brasileiro de Força de paz, Porto Príncipe -Haiti. Antes de realizar o embarque no NDD Ceará, todo o material foi transportado pela equipe do Estabelecimento Central de Transportes e embarcado no NDD Ceará em 3 (três) portos distintos: Porto de Mocanguê, Niterói-RJ; Porto do Boqueirão, Ilha do Governador-RJ; e no Porto do Arsenal da Marinha do Brasil, no 1º Distrito Naval, Centro-RJ.

 

Caracteristicas Deslocamento: 11.564-padrão / 12.150-plena carga. Dimensões: 155,5 m de comprimento, 25,6 m de boca e 5,8 m de calado. Propulsão: 2 caldeiras Babcock & Wilcox de 40.8 kg/cm2; 2 turbinas a vapor G.E.. Velocidade: 22,5 nós (máxima). Autonomia: 10.000 milhas náuticas à 18 nós. Armamento: 6 canhões de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 33 reparos duplos; 4 metralhadoras Browing .50. Aeronaves: plataforma para helicópteros. Tripulação: 345 tripulantes. Capacidade de tropa: 500 homens Equipamentos: 21 Embarcações de Desembarque de Viatura e Material ou 6 Embarcações de Desembarque de Viatura e Material e 3 Embarcações de Desembarque de carga; 2 guindastes de 50 toneladas de capacidade; 2 lanchas para transporte de pessoal.

NDD Ceará G 30

Se pretender obter textos completos, informações complementares e contatos na sua área profissional  inscreva - se em http://soamarportugal.org

Envie-nos o seu artigo

Deseja ver o seu artigo publicado na SOAMAR Portugal? Envie-nos o seu artigo por através do formulário para envio. Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.