A Sede

Situada na freguesia de Pedroso, na Rua de Figueiredo,concelho de Vila Nova de Gaia,a sede da SOAMAR Brasilem Portugal foi inaugurada em Novembro de 2015, e oferece um amplo espaço susceptível de expansão no futuro. Uma área descoberta, com jardins de 1200 m2 e uma área de 800 m2 destinados ao futuro edifício de cinco andares onde o CEPEN pretende instalar o seu centro de investigação e Escola Superior de Políticas e Estratégia Nacionais. Este local dispõe neste momento de um agradável espaço coberto, com uma sala para pequenas reuniões, debates e fóruns, gabinete de secretariado e cozinha para apoio de catering. Circundado pelos magníficos jardins, é um local aprazível para recepções e cocktails. Integrado numa paisagem de floresta, está no centro de uma área de protecção ecológica, sendo fácil vislumbrar aves de porte e outras espécies animais protegidas.

 

Com um acesso à A1 via Carvalhos ou via Vila d’este, situa-se a 5 minutos do centro da cidade de V.N. Gaia e a 20 minutos da cidade do Porto, a 30 minutos do aeroporto e a 15 minutos da estação de comboio das Devesas com ligação ao norte e sul do país. Pedroso tem cerca de 20 km2 e cerca de 30 mil habitantes, tendo origem o seu nome no Castro do Monte Murado (Castro Petrosos) que data do ano 7 d.C. Era um Povoado Castrejo habitado pelos Turdulos Velhos e era servido pela via que ligava Olissipo a Bracara Augusta. Em 1982, foram encontradas na Idanha duas placas de bronze (Tesserae Hospitales) datadas dos anos 7 e 9 d.C., que foram considerados os achados arqueológicos mais importantes dessa década, incluindo assim Pedroso no principal Itinerário Arqueológico da Península Ibérica.

Pedroso, situa-se bem no coração de Gaia e está servida pelos principais eixos viários do País (IC 1, IP 1, IC 2, EN 1 e ER1.18). E apesar do passado ser o orgulho de todos os pedrosenses, o futuro também é uma grande aposta da freguesia. A densidade populacional e a própria dimensão geográfica podem ser um grande trampolim para os projectos que o Presidente da Junta de Freguesia António Tavares tem em mente. “Quero fazer de Pedroso a nova centralidade do Concelho de Vila Nova de Gaia. Isto é uma ideia na qual venho insistindo há algum tempo, até porque sou muito persistente. Digo que Pedroso é uma terra de futuro e isso está fundamentado nas linhas orientadoras que constam no Plano Director Municipal. Quando me perguntam qual a obra que mais me orgulho de ter feito, acho que a resposta passa por olhar para trás e ver que hoje em dia os jovens sabem onde é Pedroso e falam da terra. Isso é sem dúvida aquilo onde vou buscar forças para continuar a lutar por melhorar a qualidade de vida das pessoas. Até porque hoje em dia, e muito bem, as pessoas estão cada vez mais exigentes”.

 

A inauguração da sede da SOAMAR Brasil em Portugal veio permitir associar um projecto de enorme importância no contexto da lusofonia e CPLP, a uma cidade que em muito merece esta premiação. Desta forma, e localizados numa área bonita e com história,a SOAMAR Brasil em Portugal poderá garantir óptimas condições de trabalho, actuando em conjunto com os responsáveis de Pedroso para dar em conjunto colher os frutos desta ligação.

Portal SOAMAR Portugal

  Acesse através daqui aos mais recentes projetos da SOAMAR Brasil em Portugal:

Se pretender obter textos completos, informações complementares e contatos na sua área profissional  inscreva - se em http://soamarportugal.org

Envie-nos o seu artigo

Deseja ver o seu artigo publicado na SOAMAR Portugal? Envie-nos o seu artigo por através do formulário para envio. Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.